Pílulas de Ciência: Energia nos Alimentos


Termoquímica - Energia nos alimentos
Olá Pessoal, vi esse experimento em um site de ciências.
Achei-o muito interessante,para postar nesse blog.
Professor!
Assista ao vídeo acima e planeje como utilizá-lo em sua aula. Mostre o vídeo aos seus alunos utilizando um projetor multimídia, ou peça a eles para acessarem o vídeo em uma aula no laboratório de informática. A idéia das Pílulas de Ciência é que elas sirvam para estimular a discussão em sala de aula ao redor do tema.
Conteúdo Termoquímica


Procedimento da Experiência



Neste vídeo discutimos de onde vêm os valores de energia (geralmente em kilocalorias) colocados em rótulos de alimentos, nas informações nutricionais. Uma maneira de conseguir esta informação é realizar a combustão do alimento em um calorímetro. O calorímetro mede o calor liberado na combustão e podemos relacionar esta energia com a que será utilizada pelo corpo na digestão do alimento. Esta relação pode ser feita porque em um processo termodinâmico não importa o caminho da reação, mas sim os estados inicial e final. O estado inicial envolve o alimento e o oxigênio do ar. O estado final, tanto na queima quanto na digestão do alimento no corpo, envolve a liberação de gás carbônico e água como produtos.
Um dos exemplos utilizados no vídeo é a queima de um amendoim. Vale a pena realizar este experimento em sala de aula, pois é surpreendente a quantidade de energia liberada na queima. A brincadeira com a "vela" de banana também é muito interessante. Nós usamos um pequeno pedaço de castanha do Pará como pavio e cortamos um cilindro de banana para ser o corpo da vela. Na frente da sala, sem dar muita chance para os alunos repararem de perto o que você está usando, acenda a vela, sopre e coma-a com naturalidade.
Professora: Eliane Gonçalves:eliane.quim@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seus comentário ou faça alguma sugestão nesse blog.

Página Anterior Home

Tabela Periódica