O pH da Boca e a Deterioração dos Dentes


Para mastigarmos um alimento precisamos de estruturas essenciais: os dentes. Eles fazem parte da nossa sobrevivência, a nutrição do nosso corpo depende desse fator, é preciso então tomar os devidos cuidados para conservá-los.
Essa preocupação com a higiene bucal não surgiu recentemente, desde a Antigüidade (2000 a.C) já se tem relatos dos egípcios fazendo o uso da mistura abrasiva de pedra-pomes pulverizada e vinagre para a limpeza dos dentes. Mas, o que é pedra-pomes?

A pedra-pomes é uma mistura de óxidos formada por 70% de Óxido de Silício (SiO2) e 30% de Óxido de Alumínio (Al2O3).


Pedra-pomes

Em se tratando da composição dos dentes, o mineral hidroxiapatita é o principal constituinte, cuja fórmula é Ca5(PO4)3OH. A hidroxiapatita é parcialmente solúvel em soluções ácidas, o que pode levar à deterioração dos dentes.
carboidrato-proteína chamado Mucina forma uma película sobre os dentes: o Biofilme (placa). O importante é que esta placa seja removida pela escovação, porque ela retém as partículas de alimentos causando a deterioração dos dentes.

As bactérias existentes em nossa saliva fermentam os carboidratos que ingerimos, e produz o ácido lático. Sendo assim, o pH da boca fica abaixo de 4,5 (ácido). A reação do ácido com a Hidroxiapatita forma um sal que é solúvel em H2O, por isso parte da Hidroxiapatita e se dissolve, o que favorecerá o aparecimento de pequenas cavidades nos dentes.
Existem fatores que agravam ainda mais o problema, como a doença bulimia (um distúrbio provocado pela ingestão de grande quantidade de alimentos seguida de vômito), que faz com que o ácido clorídrico existente no estômago eliminado junto com o vômito, reduza ainda mais o pH, chegando a 1,5 (muito ácido).

Outro agravante para a saúde bucal é o hábito de fumar. O cigarro pode causar desde manchas nos dentes até câncer labial, além disso, a nicotina influencia na pigmentação, deixando o sorriso amarelado.

Mas existem alternativas que ajudam a combater a corrosão dentária, como aplicação periódica de flúor. Os íons fluoreto   (F-) presentes no flúor transformam a Hidroxiapatita em fluorapatita que protege ainda mais os dentes, por ser menos solúvel em ácidos.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seus comentário ou faça alguma sugestão nesse blog.

Página Anterior Próxima Página Home

Tabela Periódica