Os Minerais



1 – O que são minerais.
Os minerais são substâncias inorgânicas, ou seja, sem vida naturais encontradas na crosta terrestre.
Com exceção do mercúrio, os minerais são pesados, duros e compactos. Eles se forma dentro de diferentes tipos de rochas e para extraí-los, às vezes é necessário cavar bem fundo,abrindo minas, poços e túneis.
Alguns minerais são compostos de elementos simples, como o cobre, o ouro, a platina e o enxofre.
Outros são formados de dois ou mais elementos, como a mica formado por silicato de alumínio e de metais alcalinos e o quartzo formado por óxido de silício.
Na natureza existe cerca de 2000 minerais e maioria deles são metálicos como o cromo,ferro, ouro , mercúrio ,etc e a minoria são não-metálicos como a grafita, quartzo, enxofre, pedra preciosa, mármore, etc.
A maioria das rochas é formada é formada por vários tipos de minerais . Quando o mineral tem valor comercial, ele é chamado de minério . Por exemplo: a hematita é um minério , pois dela se obtém, nas indústrias siderúrgicas , o ferro , um metal; e transformados em peças, instrumentos e objetos diversos que cercam o nosso dia-a-dia.
Os minerais são todas as substâncias inorgânicas encontradas na crosta terrestre, e são formados dentro de diferentes tipos de rochas.

2 – Classificação dos Minerais
Existe na crosta terrestre, mais de 2000 minerais conhecidos. Porém nem todos são utilizados.
Os minerais mais utilizados podemos classifica-los em três classes: metálicos, não metálicos e minerais fósseis ou combustíveis.
a) Minerais metálicos:
Dentro da classe dos metálicos os minerais são divididos em sub-classes que são:
· Minerais metálicos básicos, que são o ferro, cobre, zinco, estanho e o
chumbo;
· Minerais metálicos de liga que são o tungstênio, molibdênio, vanádio,cobalto, cromo e o manganês;
· Minerais metálicos preciosos, são o ouro, a prata e a Platina;
 Outros minerais metálicos são o rádio, o urânio e o mercúrio.
A rádio e o urânio são minerais radioativos, e seu manuseio é muito perigoso.
Há vários tipos de metais, o ferro é considerado um mineral metálico básico e o alumínio é um tipo de mineral metálico classificado como metal leve.
b) Minerais não metálicos
Os minerais não metálicos podem ser divididos também em sub-classes, conforme a sua utilização:
· Minerais não metálicos utilizados em construções temos o calcário, granito, basalto, gnaisse, ardósia, cascalho, mármore e areia;
· Minerais não metálicos utilizados como fertilizantes temos o nitrato,potássio e o fosfato;
 Minerais não metálicos de utilizações diversas temos o sal, enxofre, talco,mica, quartzo, argila, pedras preciosas, etc.
O quartzo, o granito e o basalto são alguns exemplos de minerais não metálicos.
) Minerais fósseis ou combustíveis
Estão classificados como minerais fósseis o petróleo, o carvão mineral (hulha) e o xisto betuminoso.
O carvão mineral e o petróleo são minerais fósseis, pois foram originados de restos de animais e de plantas
oterrados a milhões de anos atrás.
Classificação dos principais minerais


Classe sub-classes Minerais
ferro,cobre,metais básicos zinco,estanho,chumbo,tungstênio,molibdênio,metais de liga vanádio
Minerais metálicos
cobalto
cromo
manganês
alumínio
metais leves
manganês
ouro
metais preciosos
prata
platina
rádio

outros metais
urânio
mercúrio
calcário
granito
basalto usar em construção gnaisse
ardósia
cascalho
ármore
areia
nitrato

Minerais não metálicos
fertilizantes potássio
fósforo
sal
enxofre
talco
uso diversos moca
quartzo
argila
edras preciosas,etc.
petróleo

Minerais fósseis carvão mineral xisto betuminoso

3 – Importância dos minerais para os seres humanos
Os minerais são utilizados para diversas finalidades, desde um simples objeto de uso doméstico, como por exemplo um vaso de cerâmica, até os aparelhos mais complicados usados no espaço como por exemplo os Satélites artificiais.
A descoberta e a utilização dos minerais ampliaram a possibilidade de construir várias coisas, como instrumentos de trabalho, pontes, aviões, automóveis, etc.
Os minerais são utilizados como fonte de energia ou combustíveis e podem movimentar as máquinas. Enfim, os minerais é de grande importância para a vida humana. Sem eles o homem não conseguiria atender as suas mais simples necessidades diária.
Os minerais são utilizados para diversas finalidades e estão sempre presentes em nossas vidas, desde um simples objeto de uso doméstico, como por exemplo uma tesoura, uma pinça, um termômetro, etc. , até os aparelhos mais complicados usados no espaço como por exemplo os foguetes e todos são muitos importantes.

4 - importância e utilização de alguns minerais.
Os minerais são utilizados para diversas finalidades, e todos são de grande importância para o homem
Abaixo irei relacionar alguns minerais, demonstrando a sua importância e a sua
utilização pelo homem.
a) Ouro
O ouro é um mineral metálico precioso, que se encontra na natureza pronto o uso. Ele não se oxida fácil, ou seja, não enferruja, por isso é considerado um metal nobre.
O ouro é o metal mais raro e precioso, pois existe em pouca quantidade na crosta terrestre. O ouro não é empregado unicamente na fabricação de jóias, ele é utilizado também na indústria química, eletrônica, na fabricação de aparelhos avançados da aeronáutica, em aparelhos espaciais e odontológicos.
O ouro é um mineral metálico precioso, é encontrado em jazidas, rios, etc no seu estado nativo e além de ser usado para a fabricação de jóias é utilizado também na indústria química, eletrônica, na fabricação de aparelhos avançados da aeronáutica, em aparelhos espaciais e odontológicos.
b) Ferro
O ferro é um dos metais que mais existe na crosta terrestre, também é um dos mais importantes para o homem. O ferro e sua liga com o carbono resulta no aço e são usados praticamente em todos os tipos de objetos, veículos, instrumentos, edifícios, pontes, etc., ele é responsável pelo grande grau de desenvolvimento que a civilização atingiu.
O ferro em estado puro é um metal branco, reluzente e que, em contato com o ar úmido enferruja-se facilmente. Ele está presente em quase todos os mineiros, principalmente na hematita, magnetita e limonita.
O minério de ferro é encontrado sob forma de jazidas. Depois de extraído é levado para a industria siderúrgica, onde o minério de ferro é aquecido a temperatura altíssima em forno especial e transformado em ferro, ele sai de lá derretido, depois desse processo obtém-se vários tipos de ferro que serão utilizados na fabricação de objetos como pregos, parafusos, tesouras, ferramentas diversas, portas, janelas, portões, veículos, etc., enfim o ferro é utilizado para infinitas coisas que usamos em nosso dia-a-dia.
Hematita um dos principais minérios de ferro
O minério de ferro é extraído das jazidas, depois é levado para as siderúrgicas, onde em fornos especiais em alta temperatura é derretido e transformados em placas de ferro.
Depois o ferro é transformado em enumeras objetos como pregos, tesouras, estradas de ferro, janelas, portas, portões, etc., . O aço é feito de ferro misturado com um pouco de outras substâncias.

 c) Alumínio
Alumínio é obtido a partir da bauxita, assim como o ferro é um dos minerais que mais existe na crosta terrestre. É um metal leve, maleável e resistente à corrosão, sendo um bom condutor de calor.
O minério de alumínio é retirado das jazidas e levado para a industria, onde em alta temperatura, a eletricidade transforma o minério em alumínio derretido, que é colocado em moldes.
Quando ele esfria e endurece é vendido para outras industrias e irão utilizá-lo para fazer produtos para serem utilizados pelos consumidores.
As ligas do alumínio com o cobre e magnésio são muito resistentes e leves e são usados nas industrias de material de construção civil, engenharia e geração de energia. Ele também é muito utilizado para fabricação de utensílios domésticos como panelas, garfos, facas, canecas, latas de refrigerantes, etc.
O alumínio é extraído do minério de em fornos eletrolíticos, a alta temperatura, o alumínio é derretido. Quando esfria o alumínio endurece, então é vendido para as indústrias para serem transformados em produtos para serem utilizados pelo homem como latinhas de refrigerantes, panelas, antenas, peças de avião, etc.
d) Chumbo
O minério de chumbo chama-se galena. Ele é pesado, maleável e razoável condutor de energia.
É usado para fabricação de munição para armas de fogo, fabricação de moedas, de baterias comuns, cabos condutores, soldas e principalmente é usado na proteção contra substâncias adiativas do raio X e outras radiações.
Em estado natural, o chumbo é extraído de seu minério , a galena.
O chumbo é usado como protetor contra as radiações ( luvas feitas de chumbo), na fabricação de baterias, etc.
e) Cobre
E um metal que é extraído de um conjunto de minerais, a calcosina, zurita, cuprita e malaquita.
O cobre é o metal mais utilizado depois do ferro e é ótimo condutor de eletricidade.com ele são fabricados fios eletricidade, cabos submarinos, fios telefônicos, fabricação de circuitos elétricos avançados como os de computadores, etc.
O cobre é ótimo condutor elétrico, é muito utilizado na fabricação de fios elétricos, telefônicos, de circuitos, etc.
f) Pedras preciosas
As pedras preciosas são minerais raros e bastante duros.
São pedras consideradas preciosas são quatro: rubi, de cor vermelha; safira, azul-escuro,esmeralda, verde; e o diamante, branco fosco. Depois de lapidado, o diamante adquire um brilho especial e é chamado de brilhante.
As pedras preciosas são utilizadas para fazer jóias. Mas elas têm também outras finalidades como por exemplo: O rubi é usado para fazer eixos de certos mecanismos em que é preciso evitar o desgaste. Com o diamante, por ser a pedra mais dura que se conhece, as industrias fazem objetos de corte e perfuração para outras industrias.
As pedras preciosas são minerais raros e bastante duros, e são consideradas preciosas o rubi, a safria, a esmeralda e o diamante.
O diamante depois de lapidado é chamado de brilhante. As pedras preciosas são utilizadas para fazer jóias , mastambém tem outras finalidades, como o por exemplo o diamante é usado para fabricar objetos de corte eperfuração.
g) Mercúrio
O único metal que é líquido ä temperatura normal é o mercúrio, ele tem cor prateada e dissolve muitos metais, especialmente ouro e a prata.
Para extrai-lo de seus minérios, basta usar o calor, pois ele ferve a uma temperatura baixa.
O mercúrio é usado principalmente em termômetros por dilatar-se facilmente com o calor, os barômetros, por ser muito denso, em baterias de energia. O vapor de mercúrio tem ampla utilização em lâmpadas de luz branca, conhecidas como lâmpadas frias, ultimamente com o racionamento de energia, este tipo de lâmpada está sendo muito utilizada pelos consumidores, porque ela é mais econômica e também é usado como catalisadores na indústria petroquímica.
O mercúrio é o único metal que no seu estado natural é líquido, ele é muito utilizado para fabricação de termômetros para a temperatura do nosso corpo, da água e do ar, também na fabricação de barômetros paramedir a pressão atmosféricca.
 h) Argila
A argila é um tipo de mineral resultante da erosão do feldspato. As partículas degradadas do feldspato são carregadas pelo vento ou pela água, depositando-se em camadas em algum outro lugar, podendo formar uma rocha sedimentar.
A argila pode ser branca ou vermelha. A argila branca é empregada na fabricação de louça, como pratos, xícaras, pires, tigelas de louças e porcelanas, azulejos e pisos utilizados em construção e também pias, vasos sanitários. Enquanto a vermelha serve para fazer telhas, tijolos, manilhas e cerâmicas
A argila é um material de origem sedimentar. É formada por minerais misturados com sedimentos diversos, entre eles quartzo, feldspatos e carbonatos. A argila tem várias aplicações como fabricação de cerâmicas, objetos de porcelanas como xícaras, pratos, telhas, tijolos, etc.

 i) Areia
A areia é o resultado da erosão do arenito, um tipo de rocha sedimentar.
A areia é muito usada na fabricação de vidros, e o mesmo é usados para diversas coisas como em carro, na construção, guardar alimentos, lentes, etc.
A areia quando usada misturada com o cimento, pedra e água, forma o concreto , usado nas construções e quando misturado com cimento, cal e água, forma a massa utilizada para assentar tijolos e revestir paredes.
A areia é o resultado da erosão do arenito, um tipo de rocha sedimentar, ela é muito usada na fabricação de
vidros, onde é usado em diversas coisas como em carro, na construção, guardar alimentos, lentes, etc.

 j) Basalto – Granito – Mármore – Ardósia
São quatro tipos de minerais utilizados em construções, decorações, etc. Elas são bonitas e resistentes.

  •   O basalto é uma rocha escura, geralmente preta, usada para revestir calçadas.
  •  O granito é muito usado para fazer pias, revestir pisos, paredes e túmulos.
  • O mármore é usado para revestir pisos, paredes, mesas e pias, e também na confecção de estatuas. Sua cor pode variar de uma região para outra.
  •  Ardósia é de cor cinzenta, cinzento-escuro ou cinzento-esverdeado, muito usada parar evestir pisos.
  • mármore granito ardósia basalto
Essas rochas são muito utilizadas para revestir calçadas, pisos, fabricar pias, etc., por serem muito bonitas e
resistentes.




0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seus comentário ou faça alguma sugestão nesse blog.

Página Anterior Próxima Página Home

Tabela Periódica