Oxidação - Por que alguns objetos enferrujam?


 Oxidação - Por que alguns objetos enferrujam?

Descubra que a ferrugem é o resultado de uma reação entre ferro e oxigênio
Por: Joab Trajano Silva, Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Publicado em 17/03/2006 | Atualizado em 02/08/2010 
Aquela lapiseira que você adora, repare, parece já apresentar uns pontinhos de ferrugem. Antes que você reclame, preste atenção: é fatal que objetos feitos à base de ferro, com o tempo, enferrujem. Dos pequenos pontinhos às grandes corrosões, o processo é o mesmo e totalmente natural: o ferro, o oxigênio e a água.

Na verdade, o ferro reage é com o oxigênio, tanto que o nome mais pomposo do ferrugem é oxidação do ferro. Quer saber onde entra a água nessa história? Pois bem: a água – sob a forma líquida ou de vapor – é importante nesse processo porque ela ajuda o ferro a se combinar com o oxigênio, formando o óxido de ferro – a ferrugem. Então, é correto dizer que a formação da ferrugem é quase imperceptível quando não há água envolvida. É ela que acelera o processo de corrosão. Aí, perdem-se lapiseira, carro, eletrodoméstico...

Para evitar a ferrugem, a dica é manter os objetos limpos, secos e, se possível, lubrificados. Vale pintar ou recobrir a peça que se quer proteger com tinta a óleo ou verniz. Assim, a água e o oxigênio não entrarão em contato direto com o ferro.

Para impedir a oxidação, as indústrias usam cada vez mais o aço, ou seja, uma liga de ferro com carbono. O chamado aço inoxidável não enferruja porque é aditivado com outros dois elementos químicos: níquel e cromo. Aliás, adicionar cromo ao ferro para tornar os objetos mais resistentes foi moda nos anos 1960 e 1970. Naquela época era comum encontrar pára-choque de automóveis, pés de mesa, base de liquidificador etc. cromados.

Bom, agora que você já sabe por que a sua lapiseira enferrujou, pode evitar que o mesmo aconteça com outros utensílios que você deseja preservar.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seus comentário ou faça alguma sugestão nesse blog.

Página Anterior Próxima Página Home

Tabela Periódica