O Tecido Inteligente - Fio Sintético - Conteúdo
Elemento químico - equilíbrio - reações
Objetivos
Examinar as características dos fios sintéticos e suas interações com o organismo humano
Introdução
As
modernas tecnologias aplicadas à indústria têxtil vêm promovendo
verdadeira revolução no setor. Não se trata mais de simples mudanças de
padrões ou de produção de fios com características físicas diferentes.
Os tecidos inteligentes de que fala a reportagem de VEJA incluem
transformações químicas que ampliam as funções protetoras do vestuário.
Confira com a classe o que ocorre entre as fibras quando adquirem tais
características e as reações formadoras dos bactericidas. Vale a pena
lembrar aos alunos a enorme contribuição das ciências nesse processo,
suficiente para justificar a criação de um profissional especializado - o
engenheiro têxtil.
Para a experiência abaixo, você precisará de
tubos de ensaio, raspas de zinco metálico, óculos de proteção, luvas de
borracha, ácidos bórico, salicílico e clorídrico (encontrado no
comércio como ácido muriático), além de cloreto de zinco, talco qsp
(quantidade suficiente para), bagueta, pires e frasco.
Atividades
Verifique
o nível de conhecimento dos jovens a respeito da transpiração, o que
ela produz e para que serve. Depois, explique suas finalidades: permitir
o controle da temperatura corpórea e limpar o organismo pela eliminação
de toxinas prejudiciais à saúde. Ressalte que a composição química do
suor - um produto do funcionamento das glândulas sudorais - é
basicamente uréia, água, ácido úrico e cloreto de sódio. Seu pH situa-se
na faixa de 6,2 a 6,8 (pode chegar a 8), ou seja, é bem próximo da
neutralidade. Por isso, é um meio propício ao desenvolvimento de
bactérias, responsáveis pelo odor desagradável.
Em seguida,
passe para as formas de combater as inconveniências da transpiração.
Destaque os dois tipos principais de desodorantes. Os bacteriostáticos,
que evitam a proliferação de bactérias, são indicados para quem
transpira normalmente e pretende apenas fazer um controle, evitando o
desconforto. Os antiperspirantes, que regulam a secreção e o cheiro, são
próprios para casos com excesso de transpiração. Ambos apresentam em
sua formulação substâncias bactericidas e antissépticas - cloreto de
zinco, cloreto de alumínio, sulfato de alumínio e outros - que impedem a
proliferação de bactérias. Convém dizer à turma que as essências
perfumadas são adicionadas apenas por seu efeito agradável e não para
mascarar o odor. Somente a ação do germicida pode eliminá-lo.
Após
a leitura da reportagem, mostre como os bactericidas são fixados ao
tecido, qual a função dos íons metálicos e a vantagem de não se formar
metais puros (veja o quadro).
Comente
que os produtos bactericidas encontram-se em soluções, sólidos,
líquidos ou pós e são adicionados à composição dos produtos têxteis por
banho ou imersão dos fios ou tecidos; mistura homogênea com as
matérias-primas utilizadas na fabricação do têxtil; diluição ou
dispersão como um aditivo na solução de extrusão ou banho de fiação e
aspersão sobre os fios ou tecidos, com adição de um fixador.
Em
seguida, proponha a fabricação de um desodorante em sala de aula. Para
tanto, siga as instruções do quadro à esquerda. Discuta com os alunos
sobre as fórmulas das substâncias mencionadas no texto de VEJA e também
as da composição do desodorante. Eles percebem semelhanças?
Explore
a reação de simples troca envolvida no processo de obtenção do cloreto
de zinco. Para isso, examine a reatividade química do metal, que o torna
capaz de deslocar o hidrogênio. Ao conduzir a experiência, durante a
comprovação do íon metálico zinco, ocorre uma reação química de dupla
troca, pois há a formação de sal insolúvel. Debata o que realmente
diferencia as reações da primeira e da segunda etapas.
Proponha
que os alunos envolvam o professor de Biologia para discutir quais
bactérias liberam odores durante a transpiração e o que acontece com
elas se o pH do meio for alterado. Ele pode contribuir também explicando
por que devem ser evitados alimentos excessivamente gordurosos e
condimentados.
Como exercício complementar, sugira que a turma
pesquise as funções do técnico e do engenheiro têxtil e as escolas que
oferecem cursos nessa área.
Fonte :revista nova escola
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