A história da Aspirina



“Uma mistura preparada com 50 partes de ácido salicílico e 75 partes de anidrido acético é aquecida por cerca de 2 horas a cerca de 500 C num balão de refluxo. Um líquido claro é obtido do qual, quando resfriado, é extraído uma massa cristalina, que é o ácido acetilsalicílico. O excesso de anidrido acético é extraído por pressão e o ác. acetilsalicílico é recristalizado em clorofórmio seco.” Estas foram as anotações do caderno de Felix Hoffmann, um químico da Bayer, que, em 1897, sintetizou o AAS a partir do ác. salicílico. A Bayer mandou o produto para testes médicos e os resultados foram impressionantes.

fórmula estrutural aspirina
fórmula estrutural da aspirina

Ela alivia febre e dores de cerca de 216 milhões de pessoas no mundo diariamente. Além de aplacar os mais variados tipos de dor, pesquisas mostraram que seu uso frequente pode combater o mal de Alzheimer e reduzir as chances de enfarte.
Conheça um pouco da trajetória da aspirina que começou no ano 400 antes de Cristo e se tornou o 3º remédio mais popular do mundo.
400 A.C - O grego Hipócrates foi o primeiro a descobrir os poderes analgésicos da casca do salgueiro branco, que contém o ácido salicílico, pricípio ativo da aspirina. Chás de folhas e de casca de salgueiro aliviavam dores de cabeça, febre e dores reumáticas.
1793 - O gosto amargo da casca dessa árvores, similar ao de uma planta que combatia a malária,, levou o reverendo inglês Edward Stone a fazer testes com paroquianos febris e descobrir sua eficácia contra a febre.
1853 - O ácido salicílico foi sintetizado pelo químico francês Charles Gerhardt, mas causava irritação no estômago. Ele então o neutralizou com acetato, criando o ácido acetilsalicílico. Mas não faturou nadinha com a descoberta.
1897 - Foi Felix Hoffman, químico da indústria alemã Friedrich Bayer & CO (ou só Bayer mesmo) quem recebeu os créditos por ter criado o analgésico. Alguns historiadores dizem que foi outro alemão, Atrhur Eichengun, quem teria inventado o composto.
1900 - Chegam ao mercado os novos comprimidos. Acredita-se que tenha sido o primeiro remédio vendido sob este formato.
No Brasil, passa a ser comercializado em 1901.
1906 - A aspirina é registrada internacionalmente pela Bayer. Hoje, a empresa é dona do nome aspirina na Alemanha e em outros 80 países.
1943 - Historiadores dizem que judeus de Auschwitz, campo de concentração na Alemanha, serviram de cobaias para medicamentos, consuzidos pelo conglomerado farmacêutico alemão I.G. Farben – do qual o Bayer fazia parte. O conglomerado foi desfeito pelos aliados com o fim da Segunda Guerra Mundial.
1948 – O médico Lawrence Craven mostra que uma aspirina por dia pode reduzir drasticamente o risco de ataque cardíaco.
1950 - O Guinness Book of Records registra a aspirina como o analgésico mais popular do mundo. Hoje é o terceiro, atrás do Tylenol e do Advil.
1969 - Os astronautas da Apollo 11, primiera missão a pousar na lua, levam aspirinas nas cápsulas espaciais.
2002 - Estudos indicam que o remédio pode ser importante contra o câncer, doenças cardiovasculares e artrite.
Cientistas americanos encontram evidências de que ela pode adiar – e até mesmo evitar – os sintomas do mal de Alzheimer.
2010 - Pesquisadores da Universidade de Harvard revelam que a aspirina pode reduzir risco de morte em vítimas de câncer de mama.
E você já tomou sua aspirina hoje?
Fonte: Revista Galileu / Junho 2010

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seus comentário ou faça alguma sugestão nesse blog.

Página Anterior Próxima Página Home

Tabela Periódica