Aula de densidade: por que navios não afundam?



Alguma vez você se viu atemorizado pelo fato de um navio afundar em alto mar? Por que isso não ocorre considerando que é um dos objetos mais pesados que existem? Tudo é uma questão de densidade.

A densidade é definida como a relação entre a massa de um material e o volume por ele ocupado. A divisão do peso pelo volume é dada pela fórmula:


Densidade = massa
                    volume

d = m
        v
A densidade determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume, por exemplo, o leite possui maior densidade do que a água, isso significa que num dado volume de leite há mais matéria que em uma mesma quantidade de água.

A densidade nos auxilia na caracterização de uma substância. A densidade dos sólidos e líquidos é expressa em gramas por centímetro cúbico (g/cm3):

Água.......................................0,997 g/cm3
Leite integral............................1,03 g/cm3

Veja gora como demonstrar esse conteúdo na prática através de uma aula experimental:

Você vai precisar de:

1 recipiente grande (bacia plástica);
1 garrafa de água mineral de 500 ml;
1 garrafa PET de 2 litros;
Água;
Pedras (pequenas e pesadas).

Procedimento:

1. Coloque água no recipiente grande até a metade de sua capacidade, esse irá representar o mar;

2. Pegue a garrafa de água mineral vazia, tampe-a e deposite sobre a água no recipiente, o que ocorre? Certamente a garrafa flutua por que dentro dela há somente ar.

3. Agora coloque na mesma garrafa um pouco d’água (100 ml) e algumas pedras, tampe e deixe sobre a água. A garrafa vai afundar um pouco em razão da presença da água e das pedras, ou seja, o peso aumenta, mas o volume não se altera.

4. Pegue a garrafa PET de 2 litros, coloque a mesma quantidade de pedras e de água da garrafa do item anterior e deposite sobre a água. O que acontece? O peso é praticamente o mesmo, mas o volume aumentou, portanto a garrafa flutua mais.

Conclusão: Qual das garrafas possui densidade maior, a do item 3 ou 4? A garrafa do item 3 afunda mais, por que possui tamanho menor e o peso fica mais concentrado, fazendo sua densidade mais elevada do que a do item 4, ou seja, o que faz um objeto flutuar se relaciona diretamente com sua densidade. Quanto maior a densidade, mais pesado é o material.

A mesma relação é aplicada para navios, eles não afundam por que possuem densidade menor que a da água.

1 comentários:

Jeferson Cardoso disse...

Querida Eliana; estou navegando pelos seus blogs: Escola do Aprender, Portal Uiraúna e agora estou aqui no, Química atualizada. É que estou navegando pelos blogs paraibanos e conhecendo uma Paraíba contada pelos seus moradores, que até então não conhecia e estou encantado por esse Estado!
Em Química sou leigo! (sorrio)

“Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

Gostaria de lhe convidar para que comentasse o meu “A Cruel Vingança De Seu Ignácio”. Ok?
http://jefhcardoso.blogspot.com de blog em blog.

Postar um comentário

Deixe seus comentário ou faça alguma sugestão nesse blog.

Página Anterior Próxima Página Home

Tabela Periódica