A Química dos Alimentos- Contém no miojo



A modernidade trouxe mudanças em nossos hábitos, no vestuário e até em nossa alimentação. Diante da correria do dia a dia, quem nunca teve de se conformar com um macarrão instantâneo na hora do almoço? O miojo (nome popular para este tipo de macarrão) veio como uma alternativa para os “apressadinhos” que se quer tem tempo para se alimentar direito.


Agora uma dúvida: será que esse alimento nutre nosso corpo garantindo a reposição física? É claro que não se deve substituir nosso nutritivo e tradicional arroz com feijão por esta guloseima. Apresentamos aqui alguns dos ingredientes presentes nesse tipo de macarrão que permitem que este alimento seja consumido esporadicamente para nosso sustento físico.

Extrato de levedura: este aditivo, também encontrado na cerveja, é rico em vitaminas do complexo B e adicionado ao macarrão para torná-lo mais nutritivo.

Vitamina B6: também conhecida como piridoxina, é encontrada em frutas e cereais e acrescentada ao alimento para completar o complexo vitamínico.

Em se tratando do sabor característico, temos dois ingredientes:

Guanilato dissódico: um pó branco fino que é usado para intensificar o sabor, esse ingrediente também pode ser encontrado em batatas fritas e sopas instantâneas.

Glutamato monossódico: aminoácido que ativa as papilas gustativas e realça o gosto do alimento.

É através destes componentes que o macarrão, mesmo sendo um produto pré-cozido, mantém características que o tornam altamente apetitoso.
 Equipe Brasil Escola

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seus comentário ou faça alguma sugestão nesse blog.

Página Anterior Próxima Página Home

Tabela Periódica