A Cinética das Transformações



As transformações químicas ocorrem ao nosso redor e no nosso próprio corpo o tempo todo. Na respiração, na  prática de exercícios físicos, na digestão de um alimento e em muitas atividades conscientes e inconscientes. Todas essas reações se processam com determinada velocidade. A rapidez com que uma reação acontece geralmente é muito importante.

o airag é inflado pelo gás nitrogênio
6 NaN3(l)  +  Fe2O3(s)  ------> 3 Na2O(s)  + 2 Fe(s)  +  9 N2(g)



Essa reação ocorre quando um airbag é acionado. Existem duas peculiaridades que a tornam indicada para esse fim. A primeira é o tempo com que ela se processa. O fato de ela ser praticamente instantânea faz com que, no momento da batida, um dispositivo produza uma faísca necessária para a sua ocorrência. A segunda é a grande quantidade do gás nitrogênio formado, que faz com que o recipiente que contém as substâncias aumente o volume rapidamente, criando um anteparo macio para o motorista e/ou para os passageiros.
Aasim como esse, podemos encontrar uma infinidade de exemplos de reações químicas com velocidades diferentes presentes no nosso cotidiano e, por isso, é fundamental o estudo da maneira como uma reação química ocorre e da velocidade em que ela se processa.
Para efetuarmos esse estudo, é fundamental sabermos se a ocorrência de uma reação é viável, pois nem sempre a mistura de duas ou mais substâncias é suficiente para que uma reação se realize. Se a reação é factível, também precisamos saber se ela será rápida ou lenta. Esse é um aspecto que pode gerar dúvidas, pois considerar uma reação lenta, moderada ou rápida depende do referencial.
A decomposição de alimentos é um exemplo de uma reação lenta
A decomposição de um alimento, que demora alguns dias, pode ser considerada lenta se comparada à reação que ocorre dentro do rairbag. No entanto, se compararmos essa reação à da formação do petróleo, que leva milhões de anos, ela pode ser considerada uma reação rápida.
A formação do petróleo é um exemplo de uma reação extremamente lenta

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seus comentário ou faça alguma sugestão nesse blog.

Página Anterior Próxima Página Home

Tabela Periódica