O que são isótopos?



Adicionar legenda
Adicionar legenda

Isótopos de um elemento são formas ligeiramente diferentes daquele elemento. Os isótopos têm as mesmas propriedades químicas, físicas e elétricas do elemento original, mas têm um número diferente de nêutrons no seu núcleo. A descoberta dos isótopos criou uma nova dimensão de um novo conceito para a física e a química.

Esta descoberta veio responder a problemas intrigantes que tinham colocado numa posição difícil os físicos pesquisadores que estavam estudando elementos radioativos. O estudo dos isótopos se tornou uma chave fundamental para o desenvolvimento do poder e das armas atômicas. Os isótopos são também importantes para a geologia, desde a datação pelo carbono a outras técnicas de datação das rochas, todas dependem das relações de isótopos específicos.

Esta única descoberta removeu barricadas para o progresso científicos, abriu novos campos para a pesquisa da física e da química e forneceu ferramentas indispensáveis para a pesquisa da ciência.

Os isótopos são muito mais importantes do que pensamos. Cada rocha antiga, fóssil, restos humanos ou plantas jamais datados o foram usando isótopos de vários elementos. Os isótopos criam radioatividade natural. A bomba atômica usa um isótopo de urânio.

Como foi a descoberta do Isótopo?
Em 1913,o química inglês Frederick Soddy e o químico americano Theodore William Richard descobriram duas massas atômicas diferentes parao chumbo. Quase ao mesmo tempo, Thomson, descobriu massas atômicas diferentes para o neônio.

Apesar de terem massas atômicas diferentes, os átomos apresentavam as mesmas propriedades químicas, comprovando ser de um mesmo elemento. Apenas as propriedades físicas que se relacionavam com a massa eram diferentes.

Deu-se a esse fenômeno o nome de isotopia e ao átomos de um mesmo elemento químico que apresentavam massas atômicas diferentes chamou-se isótopos (do grego ísos, mesmo, e tópos, lugar, em referência ao fato de ocuparem o mesmo lugar na tabela periódica dos elementos).

A isottopia ficou sem explicação até 1932, quando o físico James Chadwick solucionou a questão, descobrindo uma nova parícula nuclear, produzida como consequência do bombardeamento de berílio com partículas alfa.

A partícula descoberta por Chadwick tinha massa praticamente igual à massa do próton e não tinha carga elétrica, sendo por esta razão denominada nêutron. Os nêutrons explicam não apenas a diferença de massas atômicas (e, consequentemente, a diferença nas propriedades físicas) dos isótopos, como também a igualdade no seu comportamento químico, já que isso é função das cargas elétricas existentes nos átomos. Verificou-se nessa época que as partículas alfa possuem 2 prótons  e 2 nêutrons.

Praticamente todos os elementos químicos possuem isótopos, naturais e/ou artificiais (obtidos pelo bombardeamento de núcleos atômicos com partículas aceleradas).

Podemos definir então que:

Átomos Isótopos possuem o mesmo número de prótons e diferente número de nêutrons.

Apenas os isótopos do elemento químico Hidrogênio possuem nomes próprios, os demais são diferenciados apenas pelo número de nêutrons e, portanto, pela massa: H: prótio ou hidrogênio comum,2H: deutério ou hidrogênio pesado e 3H: trítio ou hidrogênio superpesado.

Isótopos de Hidrogênio
Isótopos de Hidrogênio

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seus comentário ou faça alguma sugestão nesse blog.

Página Anterior Próxima Página Home

Tabela Periódica