Exercícios de Reações Químicas





 Exercícios de Química - Exercícios de Química Geral
Exercícios de reações Químicas
1. (UERN – 10) O hidróxido de cálcio, Ca(OH)2, cal hidratada, é um sólido branco pouco solúvel em água, utilizado na construção civil na preparação de argamassa, na pintura de paredes, caiação e no tratamento de esgotos. Levando-se em consideração essas informações sobre a utilização do hidróxido de cálcio, é correto afirmar:
a) A dissociação iônica do hidróxido de cálcio, em meio aquoso, libera íons condutores de corrente elétrica.
b) A reação hidróxido de cálcio com o oxigênio do ar provoca o endurecimento de argamassa.

c) A suspensão aquosa de hidróxido de cálcio é utilizada na desinfecção de águas poluídas por micro-organismos nas estações de tratamento de esgotos.
d) O sulfato de cálcio, resultante da reação do hidróxido de cálcio com sulfato de alumínio, Al2(SO4)3(aq), arrasta para o fundo de reservatórios partículas em suspensão existentes na água, nas estações de tratamento.

2. (Ufrn 2003) Sabe-se que os hidrocarbonetos (CnH2n+2) apresentam reações de combustão completa numa única condição, isto é, quando os produtos da queima são exclusivamente gás carbônico (CO2) e água (H2O). Portanto, qualquer outra combustão que produza resultado diferente será incompleta.
dmitindo que uma das reações de combustão incompleta de um alcano é expressa pela equação não-balanceada
CnH2n+2 + x O2 y CO + z H2O,
então o coeficiente estequiométrico (x) da molécula de oxigênio (O2) corresponde a
a) (2n + 2)/2
b) (n + 1)/2
c) (3n + 1)/2
d) (2n + 1)/2

3. (Ufrn 2004) Ao queimar na atmosfera, o metal (X), pertencente à família dos metais alcalinos, forma uma substância (Y), que reage com água, formando uma substância (Z), que, por sua vez, reage com ácido, formando uma substância (W). As substâncias Y, Z e W são classificadas, respectivamente, como
a) sal, hidróxido e óxido.
b) hidróxido, óxido e sal.
c) óxido, sal e hidróxido.
d) óxido, hidróxido e sal.

4. (UFPB – 2000) Na indústria, o uso de água com altos teores de íons Ca2+, HCO3-, CO32- não é recomendável, uma vez que o CaCO3 que vai sendo formado se incrusta nas tubulações das caldeiras e de outros equipamentos. Tais incrustações podem ser removidas pela lavagem das tubulações com solução de ácido clorídrico. A reação do ácido clorídrico com o carbonato de cálcio é representada pela equação química:
a) Ca(HCO3)2(s) + 2 HCl(aq)  CaCl2(aq) + CO2(g) + 2 H2O(l)
b) Ca(HCO3)2(s) + 2 HCl(aq)  CaCl2(aq) + CO2(g) + H2O(l)
c) CaCO3(s) + 2 HCl(aq)  CaCl2(aq) + CO2(g) + H2O(l)
d) CaCO3(s) + HCl(aq)  CaCl2(aq) + CO2(g) + H2O(l)
e) CaCO3(s) + 2 HCl(aq) CaCl2(aq) + CO2(g) + 2H2O(l)

5. (UEPB – 05) Analise as equações abaixo:

CsOH + HNO3  CsNO3 + H2O (R1)
AgNO3 + KCl  AgCl + KNO3 (R2)
NH4Cl + KOH  NH4OH + HCl (R3)
Assinale a alternativa correta:
a) R1 é de precipitação; R2 forma base fraca; R3 é de neutralização.
b) R1 é de precipitação; R2 é de neutralização; R3 forma base fraca.
c) R1 é de neutralização; R2 é de precipitação; R3 forma base forte.
d) R1 é de neutralização; R2 é de precipitação; R3 forma base fraca.
e) R1 forma base fraca; R2 é de neutralização; R3 é de precipitação.

6. (UFPB – 06) Os óxidos de silício, que compreendem mais de 90% da crosta terrestre, dependendo da proporção de oxigênio e silício, podem ter as mais diversas aplicações. Os silicones são usados como lubrificantes; o amianto é um isolante térmico; as zeólitas (aluminossilicatos) são empregadas como catalisadores, agentes secantes, abrandadores da dureza da água etc.

As equações, abaixo, representam transformações químicas, envolvendo dióxido de silício e aluminossilicatos:
(I) 2KAlSi3O8 (s) + 2H2O(l ) + CO2(g )  K2CO3(aq) + Al2Si2O5(OH)4 (s) + 4SiO2(s)
(II) SiCl4 (l ) + 2H2O(l )  SiO2 (s) + 4HCl(aq)
(III) CaO(s) + SiO2(s)  CaSiO3 (l )
(IV) Si(s) + 2H2O(l )  SiO2 (s) + 2H2 (g)
As reações representadas pelas equações II, III e IV são classificadas, respectivamente, como:
a) Dupla substituição, adição e deslocamento.
b) Dupla troca, deslocamento e síntese.
c) Substituição, síntese e dupla troca.
d) Substituição, síntese e adição.
e) Simples troca, deslocamento e substituição.

7. (UFCG – 08) Um aluno de Química tem diante de si três frascos com pó branco sem identificação. Sabe-se apenas que são os sais : NaCl, Na2CO3 e CaCO3. Baseado nas informações (I, II e III) encontradas em um livro de química:
I. Todos os carbonatos em presença de ácido produzem efervescência.
II. Todos os carbonatos são insolúveis com exceção dos carbonatos de metais alcalinos (Li, Na, Rb, Cs) e de amônio (NH4+).
III. Todos os cloretos são solúveis, com exceção dos cloretos de chumbo, prata e mercúrio.

e nos seguintes experimentos:
Experimento 1: você pega 3 recipientes de vidro e, em cada um deles, você coloca um sal diferente. Em seguida, você adiciona ácido clorídrico em todos os recipientes.
Experimento 2: você pega 3 outros recipientes de vidro e, em cada um deles, você coloca um sal diferente. Em seguida, você adiciona água em todos os recipientes.
É correto afirmar que, após a realização dos experimentos 1 e 2, o aluno deve ser capaz de identificar:
a) somente um sal: NaCl.
b) os três sais.
c) somente um sal: Na2CO3.
d) somente um sal: CaCO3.
e) nenhum dos sais.

8. (FCM – 08.1) Após a equação abaixo perfeitamente balanceada, qual seria o conjunto de coeficientes estequiométricos?

Cl2 + NaOH → NaCl + NaClO + H2O
a) 1, 2, 1, 1, 1
b) 2, 2, 1, 1, 1
c) 1, 2, 1, 2, 1
d) 2, 1, 1, 2, 1
e) 1, 1, 2, 1, 1
   

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