Escova Progressiva (Perigos e Riscos)



Há algum tempo surgiu um modismo denominado escova progressiva, que utilizava formol para alisar os cabelos. O formol é como uma solução de metanol ou formaldeído, matéria-prima cujo uso em cosméticos é autorizado apenas como conservante (limite máximo permitido igual a 5%).



Como a unha é constituída de moléculas de α-queratina (da mesma forma que os fios do cabelo), surgiu a ideia de utilizar o produto nos cabelos para fixá-los numa determinada conformação. Só que, para atuar como alisante é necessário utilizar solução de formol a 37% (uma concentração pelo menos sete vezes maior que a permitida para “endurecer” as unhas).


Como alisante, o formol age destruindo as moléculas que dão forma ao fio e por isso é utilizado com altas concentrações de queratina para criar uma capa que encobre os estragos internos. O efeito é semelhante ao da calda vermelha da maçã do amor: por fora, tudo fica lindo, liso e cheio de brilho, mas basta uma leve pressão para que a cobertura rígida comece a rachar e quebrar.
Outra consequência desse enrijecimento dos fios é o excesso de oleosidade na raiz, já que a produção sebácea natural do couro cabeludo não consegue deslizar pelos cabelos.
O formol é considerado cancerígeno pela Organização Mundial de Saúde, OMS. Quando absorvido pelo organismo por inalação e, principalmente, pela exposição prolongada, apresenta o risco de desenvolvimento de câncer de boca, de narinas, de pulmão e de cérebro, entre outros. É um risco desproporcional a qualquer ganho financeiro ou resultado estético provisório, tanto para quem aplica o produto como para quem se submete a ele.
Bibliografia: Coleção Química, Vol. 3, editora FTD, por Martha Reis.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seus comentário ou faça alguma sugestão nesse blog.

Página Anterior Próxima Página Home

Tabela Periódica