Pastas de Dentes Produzem Reações.


Pastas de Dentes Produzem Reações.
Conteúdo
Matéria inorgânica

Objetivos
Analisar e compreender a ação química dos compostos utilizados nas pastas dentais.

A grande variedade de produtos destinados à higiene dos dentes e da boca deixa o consumidor indeciso quanto à melhor escolha. O trabalho realizado pela professora Lenise Velmovitsky, anunciado por VEJA, pode ajudar a eliminar muitas dúvidas. O assunto merece uma atenção especial para examinar com a classe a química dos dentifrícios.


Preparação da aula
Peça que os alunos levem para a classe diferentes tipos de pastas de dentes. Separe alguns tubos de ensaio, água destilada, azul de bromotimol ou comprimidos do laxante Lacto-Purga.

Atividades
Após a leitura da nota de VEJA, destaque os fatores que devem ser levados em conta na hora de optar por um dentifrício, como a presença ou não de fluoretos, triclosan, sais com características alcalinas etc. Cada um desses produtos tem funções específicas: antimicrobianas, neutralizantes e clareadoras. Os neutralizantes — caso do bicarbonato de sódio —, além de clareadores, servem para elevar o pH. Ou seja, eles neutralizam o efeito dos ácidos produzidos pelas bactérias durante a fermentação dos açúcares em nossa boca. Tais microorganismos não resistem a pH superior a 6,0. A presença dos antimicrobianos triclosan e peróxido de cálcio e de estabilizantes como o Gantrez permite prolongar o efeito.

Em seguida, peça que os estudantes procurem identificar a presença dos compostos mencionados e examinem as formulações mais conhecidas, assim como o caráter ácido e básico de cada uma.
Chame a atenção para alguns produtos que indicam conter flúor. Na verdade, essa substância (F2) é gasosa e, em contato com a água, forma o ácido fluorídrico, capaz de corroer vidros. Essa propriedade é aplicada para gravação dos números de chassis nos vidros dos veículos.

Apresente a equação química de formação do ácido fluorídrico. Depois, mostre que o flúor entra na fórmula dos dentifrícios como fluoreto, em geral, de sódio (NaF). Embora as embalagens anunciem que o produto contém flúor, na composição química encontra-se o nome específico do sal em que a substância está presente.

O principal benefício do flúor está em sua capacidade de reduzir o processo de desmineralização dos dentes, causado pela acidez — tanto dos ácidos originados pelas bactérias como por ingestão de refrigerantes ou outros produtos de baixo pH.

Um dos mais importantes componentes do esmalte dos dentes é a hidroxiapatita. Naturalmente, ela se dissolve num processo lento, representado pela equação em equilíbrio químico:

Ca5(PO4)3OH(s) 5Ca2+(aq)+3PO43-(aq)+ OH-(aq)

Pergunte aos alunos que tipo de alimento — ácido ou básico — pode interferir no equilíbrio químico da reação. Peça que justifiquem a resposta. Um maior desgaste da hidroxiapatita pode favorecer ou não a formação de cáries? Alguém sabe dizer por quê?

Quando a pasta contém fluoretos, ocorre outro equilíbrio químico no esmalte dos dentes:

5Ca2++3PO43-+F- Ca5(PO4)3F
Nesse caso, a fluorapatita formada é mais resistente aos ataques dos ácidos, o que fortifica ainda mais o esmalte dentário.

Dito isso, coloque pequenas quantidades de diferentes tipos de pasta de dente em vários tubos de ensaio. Acrescente água destilada até a metade dos recipientes e agite vigorosamente.

Acrescente em cada tubo algumas gotas de azul de bromotimol ou comprimidos triturados do laxante, que contém fenolftaleína. Agite essas misturas e observe os resultados.

Discuta as diferentes intensidades de cor obtidas e as causas das mesmas — por exemplo, a maior ou menor quantidade de sais com caráter básico. Se o meio for muito alcalino, pode ocorrer uma escamação da mucosa bucal. Aproveite o momento para dizer por que os cremes dentais não devem ser ingeridos.
Consultoria Elisabete Rosa
Professora do Colégio Bandeirantes, de São Paulo

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seus comentário ou faça alguma sugestão nesse blog.

Página Anterior Próxima Página Home

Tabela Periódica