Termoquímica - Projeto Sobre Termoquímica

Termoquímica - Projeto Sobre Termoquímica
Público-Alvo: 3ª Série do Ensino Médio Duração: 20 aulas de 50 minutos cada

Justificativa: Uma vez que o ensino de Química deve sempre procurar relacionar-se com o cotidiano, o estudo das trocas de calor, especialmente durante as reações químicas, favorecerá ao educando reconhecer e classificar este tipo de fenômeno no dia-a-dia, aplicando os novos conhecimentos de forma significativa até o ponto de intervir conscientemente no meio em que vive, uma vez que o tema central abre um leque considerável de opções para problematizações e discussões (desde economia de energia e recursos naturais até desenvolvimento sustentável).

Materiais de Laboratório.

Química é Sempre Boa

Nas últimas semanas, alguns temas relacionados com a Química têm sido bastante debatidos nos meios de comunicação. Nem sempre as opiniões expressas nas matérias são favoráveis e, na maioria das vezes, as críticas são injustas. Já há muito tempo a imagem da Química vem sendo desgastada, devido às associações com desastres ecológicos e também pelo excesso de uso da palavra química como um verbete popular. Essa palavra tornou-se sinômino de algo nocivo - por exemplo, quando alguém diz que este ou aquele produto tem "química", já está embutida a conotação de ruim. Só popularmente na química do amor é que a conotação é positiva, quando alguém diz que há uma química entre duas pessoas.

Cromatografia

Aulas Práticas sobre a Densidade dos Materiais.

Aulas Práticas sobre a Densidade dos Materiais.

Apostillas de Química Para o Enem - Vários Assuntos.


Faça o Download de Diversas apostilas com diferentes asssuntos de Química,especialmente para aos alunos que vão prestar o ENEM e o vestibular,como também para concursos escolares,etc.O Download é GRÁTIS, são mais de 20 apostilas,para quem pretende fazer pesquisas.

Aula no Laboratório de Química



Essa aula,foi realizada no laboratório da Universidade Federal de Campina Grande,com os alunos do 2º ano do Ensino Médio,da escoal Estadual Dr. José Durte Filho,da cidade de Uiraúna PB.
Na qual , levei os alunos para conhecer na prática os materiais de laboratório,como também conhecer o laboratório,as funçoes devidas de cada material e sua utilização.

Cinética Química - Bananas Escurecidas, Por que Adquirem Essa Cor?

Como evitar que bananas fiquem assim?

As bananas são frutas tropicais, isto é, gostam de calor. A mania que todo mundo tem é de guardá-las na geladeira, pensando que dessa forma irão conservá-las por mais tempo. É aí que todos se enganam, a banana não se conserva no frio, pelo contrário, as baixas temperaturas fazem com que sua casca fique escurecida, como mostra a imagem acima.

Ácidos e Bases

Aulas Práticas -Sobre a Solubilidade e os Fenômenos Físicos e Químicos.


(Química 2) Separação de Misturas


Vejam como é interessante ver o que diz a teoria.
Não precisa nem comentários para falar sobre a importância de aulas práticas.
Assitam e confiram.
Obrigada!

Prática Virtual de Química.avi



Olá pessoal,vejam como é interessante essa aula prática virtual.
Eliane Gonçalves

O Átomo


O aluno sempre que estuda o Átomo ,sente dificuldades em aprendê-lo.Sugiro,pra os educadores de Química passar esse vídeo-aula,para uma melhor compreensão do Átomo.
Assitam e vejam,como se torna mais interessante aquilo que diz a literatura química.

Professora: Eliane Gonçalves.
eliane.quim@hotmail.com

Pontociência - Água em Pó


Introdução

Aprenda como tirar água de pedra!
Termoquímica 3º

Materiais necessários
1 fonte de calor (maçarico, bico de bunsen, chapa elétrica, fogão...)10 g sulfato de cobre penta-hidratado, CuSO4.5H2O granulado6 ml de água destilada1 termômetro1 vasilhame resistente a calor (tubo de ensaio pyrex, cápsula de porcelana, etc)Pinça de madeira ou metal1 folha de guardanapo (Opcional)
Coloque o sulfato de cobre penta-hidratado dentro do vasilhame.
Aqueça o vasilhame com uma fonte de calor (maçarico ou bico de Bunsen) até que o sulfato de cobre deixe de ser azul e se torne branco (tente sempre movimentar o recipiente para manter o aquecimento uniforme por toda superfície e evitar acidentes, como projeções ou respingos). Se estiver usando um tubo de ensaio, segure-o com o auxílio de uma pinça e não aponte a abertura em sua direção ou em direção a um colega, pois o sólido aquecido pode se projetar repentinamente para fora do tubo. Durante o processo a presença de vapor de água será comprovada utilizando-se uma folha de guardanapo por cima da boca do vasilhame.


Espere até que o sistema se resfrie.


Coloque o termômetro em contato com o sulfato de cobre agora branco e, depois, adicione água ao sulfato de cobre anidro. Observe a temperatura do sistema.
O que acontece?


Quando o CuSO4.5H2O, que é azul, é exposto a uma fonte de aquecimento, ele se desidrata perdendo inicialmente duas moléculas de água. O complexo então se torna tri-hidratado. Percebe-se nessa etapa uma leve mudança de cor do azul intenso para um azul levemente esverdeado.

CuSO4.5H2O(s) + calor --> CuSO4.3H2O(s) + 2 H2O(g)

Depois, mais duas moléculas de água saem, deixando-o mono hidratado.

CuSO4.3H2O(s) + calor --> CuSO4.H2O(s) + 2 H2O(g)

Finalmente, a última molécula se vai, deixando a forma anidra CuSO4, que é branca. Podemos escrever o processo completo como:

CuSO4.5H2O (s) --> CUSO4 (s) + 5 H2O (g)
(Azul) (Branco)

Ao adicionar água ao CuSO4 anidro, ela se liga ao sal liberando muita energia.
Isso pode ser percebido pelo aumento de temperatura verificado e pela evaporação da água que ainda não havia reagido com o sal.

Considerando-se as entalpias de formação das espécies envolvidas:

Reação de formação a partir de substâncias elementares no estado padrão (0 ºC, 1 atm) ΔHºf, kJ/mol
Cu (s) + 1/8 S8 (s) + 2 O2 (g) --> CuSO4 (s) 769,9
Cu (s) + 1/8 S8 (s) + 9/2 O2 (g) + H2 (g) --> CuSO4.5H2O (s) -2278,0
H2 (g) + ½ O2 (g) --> H2O (g) -285,9

A entalpia de hidratação do sulfato de cobre anidro pode ser calculada:

CuSO4 + 5 H2O --> CuSO4.5H2O (s)

ΔHf= (-2278,0) - (-769,9) +5(-285,9)= -78,6 kJ/mol.

Verificamos, portanto, que o processo de hidratação do sulfato de cobre é exotérmico, o que justifica a elevação da temperatura do sistema após a adição de água.
Material - onde encontrar
em laboratórios e lojas especializadas

Material - quanto custa
até 10 reais

Tempo de apresentação
até 10 minutos

Dificuldade
fácil

Segurança
requer cuidados básicos
Palavras-chave
Química | Sulfato de cobre | entalpia de hidratação | desidratação

Aula Prática Sobre Separação de Misturas




Aula Prática Sobre Separação de Misturas
Palavras chaves:destilação,líquido,sólido e vapor de água.

INTRODUÇÃO

Processos de Separação de Misturas- A Química dos Perfumes

                                                            Processos de Separação de Misturas.


A Química dos Perfumes
Um pouco de história:

Os primeiros perfumes surgiram, provavelmente, associados a atos religiosos, há milhares de anos, quando o homem descobriu o fogo. Os deuses eram homenageados com a oferta de fumaça proveniente da queima de madeira e folhas secas. Daí o termo ‘perfume’ originar-se das palavras latinas per(origem de) e fumare (fumaça). Com o advento do cristianismo, o uso dos perfumes como aditivo ao corpo foi banido, uma vez que estava associado a rituais pagãos. Os árabes no entanto, cuja religião não impunha restrições,

Pílulas de Ciência: Energia nos Alimentos

Termoquímica - Energia nos alimentos
Olá Pessoal, vi esse experimento em um site de ciências.
Achei-o muito interessante,para postar nesse blog.
Professor!
Assista ao vídeo acima e planeje como utilizá-lo em sua aula. Mostre o vídeo aos seus alunos utilizando um projetor multimídia, ou peça a eles para acessarem o vídeo em uma aula no laboratório de informática. A idéia das Pílulas de Ciência é que elas sirvam para estimular a discussão em sala de aula ao redor do tema.
Conteúdo Termoquímica
Página Anterior Home

Tabela Periódica