Introdução
A extensão de ionização de um ácido depende da sua maior ou menor tendência para ceder prótons.
Um ácido forte tem em solução aquosa uma ionização completa e quase
irreversível, apresentando uma maior capacidade para ceder prótons e
provocar um maior aumento de concentração de íons H3O+ na solução.
No exemplo considerado, o ácido clorídrico, HCl, que é um ácido forte
apresenta uma ionização praticamente completa, enquanto que o ácido
acético, CH3COOH, que é um ácido fraco em solução aquosa, ioniza-se em
menor extensão.
Objetivos
Esta aula tem como objetivo comparar a velocidade de reação de um
ácido forte com um ácido fraco. O balão acoplado a proveta com o ácido
forte vai encher mais rapidamente do que o balão que está acoplado a
proveta com ácido fraco.
Materiais e Reagentes
Cronômetro
Fita de magnésio
Balão de borracha
Proveta de 25 mL
Solução 1,0 mol/L de HCl, H3PO4, H2SO4, CH3COOH.
Procedimento experimental
Nesta experiência, podemos diferenciar os ácidos através de sua
força. Cada grupo deverá realizar o ensaio com um ácido e comparar o
resultado com os colegas.
Numa proveta de 25 mL acidionou-se na capela, 25 mL da solução 1,0 mol/L
do ácido H2SO4. Num balão de borracha, foi colocado um pedaço de fita
de magnésio (o balão foi amaciado rapidamente). Zerou o cronômetro. O
tempo foi marcado, observando a altura do balão até o término da reação.
Conclusão
O ácido mais forte é o ácido sulfúrico, H2SO4, que necessitou de menor
tempo para encher o balão. Sendo inflamável o gás usado para enchendo o
balão.
Referência Bibliográfica
Apostila de química: Química analítica qualitativa. PUC – GO.
DECOMPOSIÇÃO DA ÁGUA OXIGENADA
Objetivo
Verificar a ação de catalisadores como forma de acelerar a velocidade das reações químicas.
Materiais e Reagentes
Peróxido de hidrogênio (água oxigenada)
Iodeto de Potássio
Detergente líquido comum
Provetas
Espátulas
Procedimento experimental
Foi colocado na proveta 20 mL de água oxigenada. Adicionou a mesma
quantidade de detergente, com a espátula, acrescentou um pouco de iodeto
de potássio a cada uma das provetas. Observando-o.
Conclusão
Na decomposição da água oxigenada, ocorreu a produção de espuma,
aumentando gradativamente seu volume. Apresentando cor amarelada.
Fonte:ensinandoquímica.edublogs
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