Constituído basicamente por hidrocarbonetos
(átomos de hidrogênio e carbono), o óleo diesel é um combustível fóssil obtido
através da destilação do petróleo. Essa substância se encontra no estado físico
líquido, com coloração amarelada, odor característico, além de apresentar baixo
teor tóxico e ser pouco inflamável.
Esse combustível recebeu esse nome como uma
homenagem ao engenheiro alemão Rudolf Diesel, que, em 1895, desenvolveu um motor
movido a óleo de amendoim (biodiesel). Porém, o petróleo passou a ser a
principal matéria-prima na produção do óleo diesel, visto que esse material
apresenta maior potencial energético.
O óleo diesel, após ser processado, é
empregado como combustível para motores do ciclo diesel, em especial nos
caminhões, ônibus, pequenas embarcações marítimas, tratores, locomotivas,
automóveis, máquinas industriais, etc. No Brasil, a Petróleo Brasil S/A
(Petrobrás) é a principal responsável pela produção e distribuição de óleo
diesel e, visando aumentar a qualidade do produto, a empresa desenvolveu
o Programa de Evolução da Qualidade do Óleo Diesel, resultando na diminuição da
emissão de poluentes e na maior eficiência do combustível.
Apesar de bastante eficiente, a intensa
utilização do óleo diesel desencadeia vários problemas ambientais. A
queima desse combustível libera gases poluentes na atmosfera, com destaque para
o monóxido de carbono, óxido de nitrogênio, enxofre, entre outros; esse fato
contribui para o processo de aquecimento global. Visando amenizar os danos
ambientais causados pela combustão do óleo diesel, pesquisadores desenvolveram
um método para misturar biodiesel (de origem vegetal) com o diesel de petróleo,
reduzindo, assim, a emissão de gases poluentes.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
Graduado em Geografia
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